Atualmente, o desemprego bateu à porta de muitas famílias brasileiras. Com esse fatídico cenário, muitas pessoas sentiram o peso de precisar pagar uma escola, mesmo sem ter dinheiro para tal. Logo, com esse desafio acontecendo, muitas escolas sentem-se perdidas e vulneráveis à inadimplência e outros problemas. Por isso, criamos este artigo para mostrar como o seguro educacional pode ser extremamente útil nesses casos. Confira!
O que é seguro educacional?
O seguro educacional é, em suma, uma espécie de seguro para as instituições. Com ele, a escola pode receber algumas mensalidades e benefícios a partir do momento em que determinados responsáveis dos alunos perdem a capacidade de arcar com os custos.
Quando ele é aplicável?
É importante ressaltar que o seguro educacional possui diferentes tipos de contratações. Ou seja, essas variações se referem às coberturas diferentes do seguro. Entre elas, podemos destacar:
- Morte natural;
- Morte acidental;
- Invalidez;
- Desemprego.
O nome das próprias categorias deixa bem explícito o significado de cada uma delas. Entretanto, explicá-las é sempre a melhor opção. Para melhor entendimento, a morte natural é quando o responsável por pagar os estudos vem a falecer por motivos naturais.
Dessa maneira, a instituição não fica desamparada, o seguro pode ser acionado e utilizado dentro daquilo que ele cobre. Em seguida, a morte acidental está ligada diretamente à morte também do pagante. Nesses casos, o seguro costuma cobrir todo o período em que o aluno está estudando.
Outro tipo de contratação é a de invalidez. Nesse tipo de seguro, é analisado se o responsável é considerado inválido e, assim, ele pode realizar uma perícia médica para que seja constatado o tempo e qual a cobertura do seguro.
Por fim, o desemprego é um dos mais comuns. Nesse tipo de contratação e cobertura, a escola conseguirá acionar o seguro e ter as despesas cobertas por alguns meses. O tempo de cobertura, na verdade, é determinado pela empresa.
Outros tipos de auxílio
Dependendo da seguradora, questões contratuais, valores pagos e uma série de fatores, é possível também encontrar auxílios que cobrem:
- Vale-transporte;
- Compra de material escolar;
- Compra de uniforme;
- Entre outros.
Logicamente, é de suma importância frisar que esses itens e direitos devem ser analisados no momento da contratação do seguro. Dessa maneira, pode-se evitar uma série de problemas futuros e informações inconsistentes.
Como contratar?
A contratação se deve por meio de seguradoras, geralmente. Ela ocorre por meio das corretoras de seguros que buscam entender e atender todas as necessidades do cliente. Nesse caso, a escola. A vantagem de contratar através de uma seguradora, é garantir uma equipe especializada e profissional.
Um grande exemplo é o Grupo MBS. A empresa oferece uma cultura de um olhar mais técnico e personalizado para seguros. Dessa forma, a escola pode adquirir somente aquilo que é mais cabível para a sua situação, sem artimanhas e barateamento da apólice.
Essa atitude torna possível para a escola se abrir mais para tirar suas dúvidas e entender de melhor forma a contratação que está realizando. Dessa forma, o mais indicado é sempre observar fatores como:
- Tempo de seguro;
- Taxa de cobrança;
- O que ele exatamente cobre;
- Se há ajustes ou não;
- Se possui outros recursos.
Maiores vantagens do seguro educacional
Como é possível observar, o seguro educacional promove um grande alívio para as instituições educacionais que precisam de apoio e auxílio na hora de eventuais problemas. Afinal, é impossível prever quando algo de grande magnitude ou algo que, por menor que seja, afetará as finanças da escola.
Dessa maneira, é possível se manter precavido, evitar rombos financeiros e também ajudar o aluno a conseguir realizar seus estudos sem demais problemas. Além disso, outras vantagens que podem ser observadas pelas instituições, são:
- Controle de inadimplência;
- Redução de custos;
- Segurança financeira;
- Custo-benefício;
- Segurança para a instituição.
1. Controle de inadimplência
Um dos maiores desafios das instituições de ensino, é justamente se precaver contra a inadimplência. Logicamente, nem todos os inadimplentes entram nessa situação por simples querer. É sabido que uma série de fatores podem influenciar de grande forma.
Entretanto, o seguro educacional auxilia nesse quesito, tornando possível auxiliar a instituição a controlar as inadimplências e evitar perdas financeiras desagradáveis para todos os envolvidos.
2. Redução de custos
Com a questão da inadimplência estando sob controle, a redução de custos da empresa é algo significativo. Afinal, a instituição não precisa arcar com todos os prejuízos sozinha, além de conseguir também focar em outros departamentos da instituição que também necessitam de atenção.
3. Segurança financeira
A segurança financeira é algo que o seguro educacional proporciona. Afinal, com as inadimplências em dia, redução de custos eficaz e uma cobertura de um seguro que realmente auxilia a instituição, é possível conseguir se programar melhor financeiramente e cuidar do caixa da empresa de forma eficaz.
4. Custo-benefício
É, sim, verdade que o seguro educacional deve ser pago, pois os benefícios que ele oferece garantem um ótimo retorno. Afinal, o preço do seguro não é nada perto de todo o prejuízo que a instituição deveria arcar caso não o possuísse.
Dessa maneira, é possível unir o útil ao agradável e garantir que alguns dos maiores problemas em relação à escola, serão arcados pelo seguro.
5. Segurança para a instituição
É indispensável que uma instituição educacional tenha segurança em todos os aspectos, inclusive financeiro. Para que ela continue promovendo suas aulas e seu funcionamento correto e adequado, é imprescindível garantir que a segurança através do seguro educacional.
Entretanto, é sempre importante lembrar que, para que todas as vantagens sejam notadas e não haja nenhum transtorno, é muito importante conferir todas as cláusulas, tirar todas as dúvidas que possam surgir e se certificar de que ele cobre todos os aspectos desejados e necessários para a escola.
Dessa maneira, há maior segurança e garantia de eficácia no seguro educacional. Ademais, também é importante fechar negócios com empresas parceiras e que saibam valorizar o contratante, sempre prezando pela transparência, ética e profissionalismo. Assim, a instituição estará devidamente protegida com o seguro institucional que cobre cada detalhe das maiores necessidades que possui.
Interessou-se? Fale com um consultor do Grupo MBS Seguros!